Para meus 3 pais
- Ana Paula Barros
- 9 de ago. de 2015
- 2 min de leitura

Meu grande Pai é tão generoso, que Ele me presenteou com 3 pais nesta vida.
Um pai-avô, que sempre foi muito carinhoso e presente na minha vida. Na primeira infância, quando morávamos pertinho, e depois nas minhas férias escolares de dezembro e julho, quando eu ia pro Rio. Ele trazia jujubas pra mim do trabalho, pincelava meu nariz com espuma de barbear, incansavelmente se levantava no meio da noite pra pegar copos d'água pra mim, sempre após me perguntar, brincando: "garota, eu sou teu empregado?". Mês passado nos reencontramos na sua linda festa de bodas de casamento com minha avó, e uma vez mais percebi como são fortes nossos laços.
Um pai biológico, de quem reconheço ter herdado muitas qualidades como criatividade, infinitas e pulsantes ideias para projetos, bom humor, um certo carisma e um jeito divertido de ser. Este, por motivos que por muito tempo tentei entender, e que hoje apenas aprendi a respeitar (e atribuir a isto o nome de livre arbítrio), optou por fazer parte de minha vida por tempo determinado, e há cerca de 20 anos saiu de cena - mas pelo simples fato de ter me colocado no mundo sempre merecerá meus créditos.
E um pai-sogro que me adotou gratuitamente e com quem convivi praticamente todos os dias nos últimos 20 anos. Pra ele, tudo estava sempre bom. Homem simples, sempre se sentiu rico, e nunca precisava de nada. Adorava passear num supermercado. Gostava de rodar de ônibus pela cidade, de viajar, de se sentir livre, de conhecer coisas novas. Com seu jeito alemão, era um homem de coração gigante e poucas palavras. Falava pouco, mas tinha frases célebres, inteligentes e divertidas. Não teve educação escolar, embora tenha sido um dos homens mais sábios que jamais conhecerei. Pai por vocação, teve 10 filhos, sendo um deles o meu maior presente, meu marido Marcello. Seu José Tapeceiro foi pai presente e ativo de cada nora e de cada genro. Tratava a todos com o mesmo carinho de um pai de verdade. Por escolha e opção.
E hoje foi nosso primeiro dia dos pais sem ele. A saudade é muito grande, mas a lista de boas lembranças que ele deixou é do tamanho do carinho que ele tinha por cada um. Seu José, onde quer que esteja, quero que saiba que poder me sentir sua filha foi muito marcante, importante e uma das experiências mais doces e especiais da minha vida. #diadospais #pais #gratidão #saudade #apb#anapaulabarros
Comments